KPIs fundamentais aplicados ao Supply Chain
- aws logistica
- 7 de jun. de 2017
- 3 min de leitura
Muitas pessoas ficam realmente confusas sobre KPIs ou Indicadores de Desempenho nas operações Logísticas e Cadeia de Suprimentos (Supply Chain). Quais usar, quantos usar?
Infelizmente não é uma pergunta fácil.

Claro que eles precisam ser SMART. Specific, Measurable, Attanaible, Relevant, Time Based.
A minha opinião sobre KPIs é:
Não tenha muitos! Eu literalmente já vi KPIs do tamanho de uma lista telefônica, e até mesmo KPIs circulados como uma revista mensal que ninguém lê. Nunca se esqueça o que o “K” representa!
Certifique-se de que eles estão em acordo com suas metas e objetivos. Que eles apoiam diretamente esses objetivos?
Então, isso significa que muitos de seus KPIs aplicados na cadeia de suprimentos podem não ser aqueles que são usados como padrão no estoque. Mas na cadeia de suprimentos você normalmente esperaria ver este conjunto de padrões, junto com aqueles que são mais específicos para a necessidade de seu negócio.
DIF – Entrega Completa (Delivery in full)
DOT – Entrega no tempo (Delivery on Time)
DIFOT – Entrega completa e no tempo (On time in full)
Custo como porcentagem das vendas (Logística ou Cadeia de Abastecimento)
Giro do estoque em dias.
KPIs na Cadeia de Suprimentos – Noções Básicas
Visão Geral
Como em qualquer atividade de negócios, as operações da cadeia de suprimentos precisam se concentrar constantemente na melhoria para competir no mercado. Mas como você sabe se o desempenho da cadeia de suprimentos está sendo mantido, ou se está ficando melhor, ou pior?
É aqui que os KPIs entram.
O que é um KPI, Enfim?
KPI significa Indicador de Desempenho Chave (Key Performance Indicator) e pode ser definido como uma medida prática e objetiva do progresso, seja:
Para uma meta predeterminada, ou
Contra um padrão de desempenho exigido
Para ajudar a pensar em um KPI, pense em algo como um instrumento indicador em seu carro. Pegue um velocímetro, por exemplo. Se você está dirigindo seu carro e você deseja manter a velocidade de 50 Km/h, você usará seu velocímetro para manter essa velocidade. Você vai dirigir um pouco mais rápido se sua agulha do velocímetro cair abaixo de 50Km/h ou você vai diminuir se ela sobe acima da velocidade necessária.
Você usará um KPI da mesma forma que o velocímetro de seu carro. A única diferença é que na maioria dos casos, você não vai querer diminuir o desempenho quando uma atividade de negócios excede o padrão exigido. Na verdade, se o seu carro tem um indicador de consumo de combustível e você usar isso para tentar conduzir economicamente, então você está fazendo uso apropriado de um KPI.
Por que os KPIs são importantes?
A utilização de KPIs para medição do desempenho garante que você esteja sempre avaliando sua atividade comercial em relação a um benchmark estático. Isso significa que as flutuações são imediatamente visíveis e se o desempenho se move na direção errada, a ação pode ser tomada rapidamente para resolver a situação.
Quando um KPI mostra que o desempenho é constantemente alcançado ou exceder o nível exigido, você pode decidir aumentar a meta e definir um padrão mais elevado. Por esta razão, KPIs são essenciais para qualquer estratégia de melhoria de negócios.
Além do desejo interno de melhorar e competir, KPIs tem um papel importante a desempenhar na atração e retenção de clientes. Isto é especialmente verdadeiro em qualquer negócio onde os clientes estão ligados a acordos ou contratos. Os acordos de nível de serviço, em particular, serão monitorados através de KPIs acordados entre uma empresa e seu cliente, com a probabilidade de penalidades aplicadas quando o desempenho cai abaixo dos níveis acordados.
Em resumo, os KPIs fornecem visibilidade do desempenho do negócio e permitem uma avaliação quantitativa e qualitativa objetiva. Quando alinhados com os objetivos de negócios, os KPIs permitem focar a centrar-se no progresso em direção às metas.
KPIs da cadeia de suprimentos
Ao medir a eficácia e o custo de sua cadeia de suprimentos, você precisará configurar e monitorar os KPIs que dão visibilidade a sua atividade funcional, bem como aqueles que se aplicam a componentes individuais da cadeia de suprimentos. Em termos gerais, porém, as áreas a seguir são aquelas em que os KPIs serão necessários:
Captura de pedidos
Gestão de inventário
Gestão de compras e fornecedores
Produção / fabricação
Armazenagem
Transporte
Os KPIs funcionais são suscetíveis a fornecer resultados instantâneos da performance dos fatores a seguir:
Ordem perfeita (o grau de exatidão a que as exigências dos clientes estão sendo cumpridas)
Níveis de estoque
Perdas de estoque e / ou danos
Lucro bruto
Total de custos logísticos
Os KPIs funcionais devem ser construídos de tal forma que cada função possa acompanhar e ver sua contribuição para o desempenho global da cadeia de suprimentos.
Mas como você sabe se o desempenho da cadeia de suprimentos está sendo mantido, ou se está ficando melhor, ou pior?
Fonte: http://guiacorporativo.com.br/kpis-aplicados-ao-supply-chain/
Comentários