top of page

Principais Estratégias de Picking na Armazenagem

  • Fonte: Painel Logístico
  • 12 de out. de 2017
  • 3 min de leitura

A atividade de picking é a que mais recursos consome em todos os trabalhos da armazenagem. Os produtos são conferidos e armazenados aguardando uma utilização futura. O cliente ao requisitar os produtos dá origem ao processo de recolha.

Principais estratégias de Picking:

  • Discreto;

  • zona;

  • Lote;

  • Onda, podendo ser conjugadas duas ou mais.

A estratégia mais adequada depende do tipo de produto, tamanho das encomendas, tempo para despacho, número de encomendas, variedade e características dos produtos, sistema de informação, correlação entre os produtos pedidos pelos vários clientes, número de trabalhadores, organização dos produtos, infraestruturas e equipamentos de trabalho. Em seguida falaremos de cada uma das estratégias.

Picking DISCRETO

Nesta forma de trabalho cada operador trabalha um único cliente e quando recolhe os produtos. vai buscar um produto de cada vez trazendo a quantidade pretendida para a zona de preparação de encomendas, onde se encontra um espaço reservado para a preparação da mercadoria que está a separar para o cliente .

Repete-se este processo tantas vezes quantas as referências existentes no pedido (linhas da encomenda). Este método é fácil de organizar , o processo de conferência dos produtos é o mais simples, mas é pouco produtivo uma vez que temos muitas deslocações.

Picking por ZONA

Esta estratégia é similar á anterior com a diferença de termos operadores especializados numa determinada família de produtos que fazem parte de uma zona do armazém por exemplo, corredor (A) onde se encontram os artigos de uma determinada família.

O operador recolhe apenas os produtos que fazem parte da encomenda do cliente que se encontram na sua zona de trabalho. O restante trabalho de recolha passa para o operador seguinte.

As Vantagens e desvantagens, prendem-se com o facto do operador conhecer muito bem os produtos e a sua localização, o que facilita o processo de recolha, mas existe a agravante de ser fraccionado o trabalho, o que exige a atenção redobrada para que não fiquem produtos em falta.

Picking por LOTE

O operador acompanha a encomenda interna e percorre o armazém, acumulando os vários produtos que fazem parte do lote (pedido do cliente).

O documento deve facilitar o percurso de picking e os produtos aparecem no documento devidamente ordenados em função do percurso de picking optimizado para que as deslocações sejam mínimas.

Este método é mais produtivo que os anteriores, uma vez que diminui muito as deslocações. O operador segue para o próximo produto sem ter necessidade de levar á zona de preparação os produtos anteriores.

Não sendo possível implementar quando os produtos são grandes e difíceis de movimentar.

Este método exige devida articulação entre quem separa e quem confere, caso contrário o processo de conferência fica muito complicado se os produtos estiverem todos misturados.

Picking por ONDA

Nesta estratégia várias encomendas vindas de diferentes clientes são agrupadas, as quantidades de cada produto somadas.

Um operador recolhe um produto á semelhança do picking discreto, trazendo a quantidade necessária para satisfazer todas as encomendas que pedem aquele produto num determinado período de agendamento.

É necessária uma zona onde são distribuídos os produtos pelos vários clientes procedendo-se a conferência e embalagem nesta fase.

Não é possível implementar esta técnica quando o prazo de entrega é muito curto, por exemplo quando o cliente esta á espera da mercadoria, uma vez que não é possível aguardar a chegada de um número significativo de encomendas para se agrupar e fazer uma onda de picking.

Os sistemas de informação tem de ser bons, para permitir toda a gestão da informação. O sistema mecanizado put-to-light é a tecnologia que utiliza esta técnica.

Sistema de Abastecimento na Logística

Colocar em funcionamento um sistema de abastecimento e otimizá-lo é dos desafios mais bonitos para quem trabalha na logística. Não é fácil implementar melhorias, mas é essencial á sobrevivência de todas as empesa.

A Logística é como um coração que põe em funcionamento todo um sistema de abastecimento e permite a satisfação dos clientes internos e externos. Contribui de forma decisiva para a redução de custos operacionais e propõe melhorias continuas no executar das tarefas sem desperdícios de recursos.


 
 
 
Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

Sobre AWS Logística

Somos uma equipe multidisciplinar de profissionais experientes e especializados nas áreas da tecnologia de informação e logística.

Nosso objetivo é organizar e otimizar os processos de armazenamento, movimentação e distribuição de produtos, aplicando as melhores tecnologias e práticas obtidas ao longo de nossa experiência.

Você é nosso maior patrimônio!

© 2017 AWS Logística. Todos os direitos reservados.

Edifício América Centro Empresarial

Rua Padre Duarte, 151

Jardim Nova America

Araraquara / SP

Conecte-se com a gente!

Curta, compartilhe e faça parte da nossa história você também!

  • White Facebook Icon
  • White Twitter Icon
bottom of page